Jogo Responsável

1. OBJETIVO DA POLÍTICA

O SOL SERVIÇOS DE INTERMEDIAÇÃO S.A. (“Sorte Online”) presta serviços de comodidade e de apoio logístico, que permitem aos nossos usuários realizarem suas apostas em jogos lotéricos oficiais, sem a necessidade de se deslocarem presencialmente até uma unidade lotérica.

Nesse contexto, o SOL não explora qualquer atividade ‘de azar’, ou seja, dependente de qualquer aspecto aleatório, nem fomenta ou propagandeia qualquer tipo de sorteio, senão aqueles que são expressamente autorizados e explorados pelo Poder Público brasileiro.

Reconhecemos, porém, que os nossos serviços facilitam e, portanto, podem amplificar o acesso de nossos usuários aos jogos lotéricos oficiais; circunstância que, por si só, importa num acréscimo significativo de nossa responsabilidade social

corporativa.

Desta maneira, a presente Política tem como objetivo apresentar o conjunto de práticas e medidas adotadas por nós, com o objetivo de prevenir e tratar problemas relacionados ao jogo compulsivo e promover um ambiente de entretenimento seguro e saudável para os seus clientes.

2. PRINCÍPIOS NORTEADORES

Os princípios do jogo responsável foram desenvolvidos como uma estrutura para orientar o Sorte Online na promoção do jogo seguro e saudável para seus clientes. A seguir estão os principais princípios do jogo responsável:

Prevenção: Implementação de medidas preventivas para evitar o jogo compulsivo e promover o jogo responsável.

Proteção do Cliente: Tomar medidas para proteger a privacidade e a segurança dos clientes, garantir que os jogos sejam justos e transparentes e fornecer informações claras e precisas sobre as regras e chances de ganho.

Educação: Fornecer informações e recursos para seus clientes sobre o jogo responsável, incluindo o risco de vício em jogos de azar e as medidas preventivas que podem ser tomadas.

Autonomia: Os clientes devem ter autonomia para controlar seus próprios limites de jogo, incluindo limites de tempo, gastos e perdas.

Integridade do Jogo: Garantir que os jogos sejam justos, transparentes e sem manipulação.

Monitoramento: Monitorar o comportamento de jogo de seus clientes e identificar aqueles que podem estar em risco de desenvolver problemas relacionados ao jogo.

Intervenção: Quando o comportamento de jogo de um cliente se torna problemático, o Sorte Online deverá intervir com ações adequadas, como fornecer suporte e assistência.

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC)

O Sorte Online considera a Responsabilidade Social Corporativa (“RSC”) como um pilar da presente Política, pois relaciona-se diretamente com os impactos sociais, ambientais e econômicos que elas causam na sociedade. E no caso dos jogos, a RSC é particularmente importante, já que o jogo pode ter consequências negativas para os indivíduos e para a sociedade como um todo.

4. O QUE É O JOGO RESPONSÁVEL?

O Jogo Responsável está associado ao comportamento de um jogador que orienta as suas opções de jogo de forma consciente e racional, exercendo um controle pleno do tempo e dinheiro que, em consciência, pode despender sem pôr em causa as suas responsabilidades familiares, sociais e profissionais1.

Desta maneira, a política de jogo responsável é importante para garantir a segurança e bem-estar dos jogadores, bem como a integridade e sustentabilidade da indústria de jogos de azar.

Em situações em que o jogador não tem presentes estes valores e princípios e não atua em conformidade com os mesmos, o jogo pode gerar efeitos prejudiciais que afetam jogadores com repercussões no meio social em que se integram e pode conduzir a situações extremas de jogo excessivo e desregulado e a comportamentos e práticas aditivas.

5. PROMOÇÃO DO JOGO SEGURO

Proibição de acesso à plataforma a menores de 18 (dezoito) anos;

Nossas peças e iniciativas de marketing não são direcionadas para pessoas abaixo da idade legal;

Informação e Transparência quanto aos possíveis danos relacionados aos jogos lotéricos;

Capacitação de nossos colaboradores aos principais aspectos do Jogo Responsável;

6. MITIGAÇÃO DE RISCOS

Como nossa sugestão de mitigação de exposição a riscos para nossos usuários, recomendamos:

O USUÁRIO deve, previamente, estabelecer limites para suas apostas, sem tentar recuperar suas eventuais perdas.

Familiares e Amigos possuem conhecimento de seu hábito de jogar.

Os jogos lotéricos devem servir para entretenimento. O usuário não deve efetuar apostas com o objetivo de auferir renda, de encontrar conforto emocional ou de afastar problemas pessoais.

Os produtos lotéricos são exclusivamente destinados ao público adulto. Crianças e adolescentes não possuem maturidade suficiente para compreender a dinâmica dos jogos lotéricos e, consequentemente, para estabelecer a sua conduta pessoal em relação a eles.

Antes de efetuar qualquer aposta, o usuário deve se informar a respeito das regras aplicáveis e das probabilidades de ganho.

A participação num jogo lotérico deve ser uma escolha consciente. Qualquer comportamento escamoteado, impulsivo, compulsivo o de qualquer forma indesejável deve ser prontamente identificado e tratado de forma adequada.

O usuário não deve encaminhar suas apostas se estiver sob influência de álcool, nem deve fazê-lo se estiver experimentado qualquer tipo de dificuldade emocional que possa afetar a sua habilidade de tomar decisões conscientes.

O Usuário não deve pedir dinheiro emprestado para realizar apostas, bem como não destinar para apostas dinheiro necessário para as despesas regulares da casa e da família.

O Usuário deve realizar autoanálises contínuas para checar se está desenvolvendo compulsão por jogos e de forma continuada.

6.1. QUESTÕES RELEVANTES PARA O USUÁRIO IDENTIFICAR COMPULSÃO POR JOGOS

A autoanálise indagativa tem a finalidade de fazer o usuário se questionar, refletir e preocupar-se com condutas relativas à participação dos jogos. Abaixo destacamos as principais questões que julgamos ser importantes:

Pegou dinheiro emprestado, fez acordos ou vendeu algo para realizar seus jogos?

Seus jogos estão dando retorno financeiro ou está perdendo mais dinheiro do que você pode pagar?

Nas vezes que realizou o jogo você estava sob pressão, estressado, alcoolizado, depressivo ou ansioso?

Você joga para fugir de problemas familiares ou de trabalho?

Qual é o seu sentimento quando perde a chance de jogar ou perde no jogo?

Você passa muito tempo procurando fazendo jogos ou pesquisando jogos? Quanto tempo em média por dia ou semanal?

Se você se identificar com a maioria das questões relacionadas acima, sugerimos que procure imediatamente ajuda psicológica para diagnóstico, seja por indicação particular ou por meio das Organizações apresentadas em item 8 abaixo.

7. CANAIS DE ATENDIMENTO E SUPORTE AO USUÁRIO

A nossa plataforma disponibiliza uma central de atendimento treinada e está apta a atender com seriedade e dedicação os usuários em nossos canais de atendimento.

O Sol e seus colaboradores valoriza a ética e a integridade nos serviços prestados e espera que seus clientes também valorizem esses princípios.

Qualquer dúvida ou esclarecimentos entrem em contato conosco por meio do telefone (11) 3541-3001 ou e-mail: [email protected].

8. OUTROS CANAIS DE ATENDIMENTO: CENTROS DE TRATAMENTOS DISPONIBILIZADOS AO USUÁRIO

Existem organizações não governamentais que fornecem suporte para jogadores com problemas relacionados ao jogo e realizam campanhas de conscientização sobre o jogo responsável, tais como:

Jogadores Anônimos

https://jogadoresanonimos.com.br/

Terapia de Jogo – Gordon Moody

https://www.gamblingtherapy.org/pt-br/

Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Ministério da Saúde

https://sage.saude.gov.br/paineis/planoCrack/lista_caps.php?output=html&

Grupo Salvando Vidas

https://gruposalvandovidas.com.br/tratamento-de-viciados-em-jogos/

Programa Ambulatorial do Jogo Patológico do Hospital das Clínicas do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

http://viraojogo.org.br/portal/quem-somos/

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César – São Paulo – SP Telefones: (11) 2661-7805 | (11) 2307-78052 [email protected]

Associação Viver Bem

Rua Artur de Azevedo, 147 – Cerqueira César – São Paulo – SP Telefone: (11) 2307-7804

https://www.associacaoviverbem.org.br/

9. AUTOEXCLUSÃO

Se você está enfrentando problemas com jogos, como dificuldades em controlar o tempo ou dinheiro gasto, além de buscar ajuda profissional qualificada, você poderá solicitar a autoexclusão ou a suspensão de jogar, por meio dos nossos canais de atendimento.

É importante lembrar que a autoexclusão pode ser uma medida importante para controlar comportamentos problemáticos, mas pode não ser suficiente por si só. A ajuda profissional qualificada é frequentemente necessária para abordar o problema subjacente e evitar recaídas.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta Política está sujeita a revisões anuais, podendo ser revisada em periodicidade menor, caso necessário, em decorrência de alterações na regulamentação e/ou legislação aplicável ou, ainda, para refletir alterações nos procedimentos internos do Sorte Online.

1 https://www.srij.turismodeportugal.pt/pt/jogo-responsavel/politica-de-jogo-responsavel/